Aconteceu Hoje: Ao tentar fugir da cidade de Roma sozinho, uma multidão enfurecida apedreja Petrônio Máximo até a morte em 455.
Por que ele estava fugindo? Os habitantes de Roma, ao receberem a notícia de que o rei dos vândalos, Genserico, estava chegando para saquear a cidade, entraram em pânico. Ao perceber que não tinha força militar suficiente para defender Roma, o imperador planejou então sua fuga, sendo acompanhado pelo senado. Em meio ao pânico, foi abandonado por sua comitiva e guarda-costas. Ao sair da cidade sozinho, foi atacado por uma multidão furiosa, que o linchou e o apedrejou até a morte, atirando o seu corpo no rio Tibre.
Por que o rei vândalo resolveu atacar Roma? Após Petrônio Máximo assumir o trono com algumas controversas e se casar imediatamente com Licínia Eudóxia, a esposa do imperador anterior, cancelou o casamento da filha da mesma com Hunerico, o filho de Genserico, para casá-la com seu próprio filho, tentando consolidar sua posição. O rei vândalo, enfurecido, precisou apenas do apelo desesperado de Licínia à sua corte para iniciar os preparativos de uma invasão a Itália. Após a captura, saqueou Roma por duas semanas, recebendo até um apelo do Papa Leão I para evitar tortura, assassinatos e incêndios, o qual supostamente tentou cumprir.
Fontes para consulta:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Petrônio_Máximo#cite_note-FOOTNOTEHeather200720-17
https://historiasderoma.com/category/petronio-maximo/
Fonte da imagem: