A Erupção
O vulcão Laki entra em erupção na Islândia em 1783. A poluição por fumaça foi tão forte que a evacuação de todas as pessoas no país chegou a ser considerada.
Quais foram as consequências de uma erupção tão forte?
Com mais de 8 toneladas de ácido fluorídrico liberadas no ar durante quase 8 meses de erupção, as consequências foram desastrosas. Mais de 80% das ovelhas, 50% dos bovinos e 50% dos cavalos foram mortos por fluorose dentária e óssea. As “dificuldades da neblina”, como ficou conhecida, mataram certa de 20 a 25% da população por intoxicação por flúor ou de fome, que agravou a situação.
Como acontece a intoxicação por flúor?
A alta ingestão de flúor em pouco tempo pode causar dor abdominal, diarreia, disfagia, lesão da mucosa, vómito, náuseas e sialorreia. Além disso, sintomas neurológicos como dor de cabeça, espasmos musculares e convulsões podem acontecer. Nos casos mais graves, pode acontecer também uma falência de múltiplos órgãos. As mortes normalmente ocorrem por várias arritmias, choques ou parada cardíaca. Ingerir de 3 a 5 mg/kg já pode causar sintomas e em adultos, 32 a 64 mg/kg já é uma dose letal.
Fontes para consulta:
Vulcão Laki – Islândia
Laki – revistagalileu.globo.com
Intoxicação por Flúor – Wikipedia
Fonte imagem: